10 dicas atuais para melhorar sua alimentação

10 dicas atuais para melhorar sua alimentação

As ideias e sugestões abaixo são fornecidas apenas para fins educacionais gerais e não devem ser interpretadas como conselhos ou cuidados médicos. Procure sempre o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física relacionada à saúde ou nutrição.

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Para melhorar sua alimentação atual, você deve entender e refletir sobre o que você consome. Avalie seus hábitos alimentares para se conscientizar e deixar claro onde você pode melhorar para desenvolver uma alimentação mais saudável.

Para entender seus hábitos alimentares atuais e onde você gostaria de melhorar, tente fazer algumas perguntas sobre o que você consome. O que você está comendo, quando você está comendo, o quanto você está comendo e por que você está comendo. Então, crie o hábito de se perguntar como se sente antes, durante e depois de comer um determinado alimento. Confie: você pode se surpreender com a facilidade de identificar melhorias e iniciar uma dieta mais saudável.


ALERTA DOBRO: desenvolver hábitos saudáveis de longo prazo é muito mais impactante do que qualquer dieta de curto prazo. Aqui na dobro, todos nós nos esforçamos para o equilíbrio. Os carboidratos são a fonte preferida de combustível do nosso corpo e devem ser a base da nossa dieta para obtermos energia. Queremos aproveitar nossa relação com os alimentos, vivendo felizes, sem qualquer tipo de restrição. 


VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU SOBRE O QUE ESTÁ CONSUMINDO?


  • Quantas porções de frutas eu como por dia?
  • Quantas porções de vegetais eu como por dia?
  • Quanto porções de proteínas eu como por dia?
  • Quanto da minha ingestão de carboidratos é de grãos integrais?
  • As gorduras que consumo são de nuts ou de batatas fritas?
  • Quantas vezes por semana eu como fora?
  • Quantas das minhas refeições são preparadas em casa?
  • Quantas vezes eu bebo bebidas com açúcar (refrigerantes, sucos ou café)?
  • Quantas vezes eu como alimentos com adição de açúcares, sem outros nutrientes (bolos, biscoitos ou sorvete)?
  • Qual é o meu consumo de álcool por semana?

O primeiro e mais importante passo para entender é que pequenas mudanças se somam. Lentamente construa novos ou melhores hábitos para evitar sobrecarregar-se com várias mudanças de uma só vez.


DICAS DE ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL. VOCÊ CONSEGUE FAZER ESSAS MELHORIAS?


  1. Opte por café sem açúcar. Você vai sentir a diferença! 
  2. Opte pelos carboidratos de grãos integrais. Fique atento ao rótulo. 
  3. Opte pelos chocolates mais “amargos”. Quanto mais doce, mais açúcar.
  4. Opte por pratos mais coloridos e verdes. Cores mais nutritivas.
  5. Opte por azeite ou manteiga ghee ao invés de óleos. Esqueça o preço.  
  6. Não adoce sucos. As frutas já possuem açúcares próprios. 
  7. Troque o Shoyu por limão espremido. Dica da moda!
  8. Troque os “lanches” por frutas ou barras. Mate a fome com nutrição. 
  9. Beba mais água e menos refrigerante. Ou o esqueça.
  10. Limite o consumo de frituras, bolachas e doces. Equilíbrio é tudo. 

Comece sua reeducação alimentar e veja as melhorias para sua saúde. Tudo é questão de hábito, no início não vai ser fácil, mas logo o seu paladar acostuma e você adota uma alimentação mais equilibrada. 


  • Coma devagar e sem distrações - desligue o celular. 
  • Planeje suas refeições ou marmitas - “marmitar” não é cafona! 
  • Concentre-se no tipo de carboidrato - não na quantidade. 
  • Coma quando estiver com fome - pare quando estiver satisfeito.
  • Reconheça as melhorias saudáveis - seja o exemplo. 
  • Não é porquê você não treinou que você pode chutar o balde - ou vice-versa.
  • Os hábitos levam tempo, assim como os resultados - seja paciente e não desista!

A perfeição não é necessária. Ao avaliar seus hábitos alimentares atuais, decida o que está funcionando e o que não está. Faça mudanças que façam sentido ao seu estilo de vida e permita-se cometer erros. E o mais importante, divirta-se! Nada disso é negativo ou restrito. Ao desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis, você se sentirá melhor e seu sucesso e felicidade se desenvolverão.


1 comentário

  • ADENILZA DE FATIMA ORSAY

    Adorei as dicas, vou começar a adotá_las hoje. Obrigada

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