6 dicas para manter seu cérebro energizado!

de Dobro Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda em April 15, 2020
É segunda de manhã e suas responsabilidades te chamam, mas você ainda não está preparado para começar os trabalhos. O cansaço ainda te domina, o raciocínio não funciona e você fica no eterno dilema decidindo se levanta da cama ou não. Enquanto isso, os minutos passam e o seu cérebro entende que você ainda não acordou, perdendo tempo de produtividade. Este tipo de comportamento que todos nós passamos constantemente, podem ser evitados com algumas dicas que trouxemos para você manter sua cabeça funcionando com mais energia em sua rotina, e assim, conseguir obter maior qualidade em suas atividades.

1. NÃO ENROLE

O despertador tocou e continuamos deitados na cama pensando se ainda conseguimos cochilar “mais 5 minutinhos”. Nesse tempo que gastamos calculando se é possível descansar mais um pouco, perdemos tempo de trabalho. Não fique enrolando e reclamando do tédio por acordar de manhã, levante logo no primeiro toque do alarme e comece seu dia, pois fazendo isso, seu cérebro não fica sujeito a se deixar levar pelo sono.

2. TOME UM BANHO FRIO

Ao se levantar da cama não inicie logo de primeira suas atividades, comece ligando o chuveiro com água fria e tome um bom banho. Quando precisamos despertar, entrar no banho gelado é uma ótima solução, pois ela melhora a circulação sanguínea aumentando a quantidade de oxigênio do corpo, fazendo diminuir o cansaço e fazendo aumentar o bem estar e a disposição. Se você está passando por um dia tenso e se encontra ansioso ou estressado, manter esse costume de manhã vai ser importante para iniciar suas atividades de uma forma leve, já que o contato com a água fria no corpo faz os receptores da pele enviarem uma mensagem para o nosso cérebro, reduzindo o estresse e deixando a pessoa mais calma.

3. MANTENHA-SE BEM ALIMENTADO

Sentou na cadeira para começar o trabalho mas não comeu? Não adianta querer ser produtivo se você está em jejum. Para seu cérebro funcionar de forma correta, ele precisa de energia, e o organismo só irá ter forças para produzi-la e manter o foco se estiver bem alimentado, caso ao contrário as chances de haver distrações são altas. Ser fiel as três refeições do dia, principalmente ao café da manhã, e comer uma barra protéica ou energética nos lanches da tarde, fazem muita diferença no resultado final do seu trabalho.

4. DEIXE A LUZ DO SOL ENTRAR

Organize seu cantinho de trabalho e abra as janelas, ou se puder, vá para uma área aberta e produza sob a luz do sol. A iluminação natural tem efeito direto em nosso cérebro, elevando a frequência das ondas cerebrais e ativando os neurotransmissores como dopamina e serotonina, responsáveis pela felicidade. Quando nos privamos de luz, ficamos mais sonolentos e indispostos, como se estivessemos “sem consciência”, desta forma prejudicamos nosso rendimento e também possibilitamos o surgimento de problemas em nossa saúde mental. Portanto, antes de iniciar suas atividades, encontre a iluminação ideal para o seu cérebro estar preparado para o trabalho.

5. DIVIDA SUA JORNADA DE TRABALHO

Sempre imaginamos que o certo é manter a concentração o tempo inteiro em nossos afazeres sem ao menos tirar um descanso. Porém, o que não sabemos, é que nosso cérebro consegue manter o foco em apenas uma coisa durante 50 a 60 minutos, depois é inevitável que ocorra dispersão. Se dividirmos nossa jornada de trabalho, fica muito mais fácil garantir o rendimento. Se dedique 1 hora em uma das coisas que deve cumprir, sem interrupções, depois pare 10 minutos para comer algo, responder seu amigo no celular ou fazer um café, e em seguida volte ao trabalho. Esta tática, com uma pequena pausa para respirar, ajuda sua mente a não pirar, e permite que ela funcione de maneira mais saudável e eficiente renovando as energias depois de um breve descanso.

6. DURMA BEM 

Quantas vezes não deitamos na cama antes de dormir e ficamos mexendo no celular ou vendo aquela série que gostamos? Aí vemos o relógio e já está tarde, hora de dormir... Mas cadê o sono? Ele desapareceu. Este costume que temos todos os dias, faz com que fiquemos expostos à luz da tela de nossos dispositivos que inibem a produção de melatonina - hormônio responsável pela regulação do sono - e assim, ficamos acordados por um longo tempo. Portanto, crie o hábito de dormir mais cedo e ajuste o seu ritmo de descanso, pois durante a noite, há uma restauração do sistema nervoso central, permitindo que os neurônios consigam passar informações entre si de forma adequada, logo, o que foi estudado durante o dia, irá ter maior absorção durante o período adormecido. Além disso, no dia seguinte, o seu cérebro estará renovado com mais facilidade de concentração e conseguirá armazenar mais conhecimentos.
Queremos melhorar nossa produtividade, mas não percebemos que nossa cabeça não funciona com pouca energia, e energia exagerada pode causar pane. Ficar enrolando achando que sua mente vai acordar, ou fixar exageradamente em atividades, sem pausa, não irá fazer você ser mais produtivo. Por isso, pare, respire e planeje uma rotina mais saudável. Crie um foco e não se deixe levar pelas distrações, pois quando tiver equilíbrio em seus hábitos, seu cérebro terá a energia necessária para cumprir qualquer trabalho, e produzirá com muita mais facilidade e qualidade, trazendo cada vez mais resultados positivos no seu dia a dia. 
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer