Como ler o rótulo de um alimento

Como ler o rótulo de um alimento

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A condição mais importante no consumo de alimentos industrializados é verificar o rótulo e a lista de ingredientes. Compreender o rótulo pode nos ajudar a tomar decisões mais saudáveis!

 

TAMANHO E QUANTIDADE: A informação nutricional no rótulo é baseada em uma porção do determinado alimento. Se a embalagem tem um tamanho de porção de um copo e você consumir dois, então isso é o dobro da quantidade de calorias, carboidratos, gorduras, proteínas, etc.


PORCENTAGEM DIÁRIA: os valores diários (VD) são baseados em uma dieta de 2.000 calorias. Tenha em atenção que, se comer mais ou menos de 2.000 calorias por dia, os valores percentuais diários não são precisos para si especificamente, mas continua sendo uma referência útil para compreender o que é alto ou baixo. Por exemplo, 5% VD é baixo e 20% VD é alto. Isso vale para qualquer nutriente, sejam nutrientes que você quer consumir mais ou menos.


ALERTA DOBRO: muita gordura saturada, açúcares adicionados, colesterol e sódio podem ter um impacto negativo na saúde.

  • Evite o açúcar adicionado e concentre-se em alimentos e bebidas que fornecem grãos integrais e nutrientes.
  • Evite a gordura saturada.
  • Limite a ingestão de sódio.
  • Consuma mais: Fibra, Vitamina A, Vitamina C, Vitamina D, Ferro, Cálcio e Potássio.

LISTA DE INGREDIENTES: Os ingredientes são listados em ordem decrescente, sendo o 1º item de maior quantidade no alimento e o último sendo o de menor quantidade.

Adendo:

É natural ser atraído por uma dieta que garanta resultados rápidos com o mínimo de esforço possível. Qualquer um pode dizer qualquer coisa na Internet. Temos que aprender a fazer mais perguntas do que acreditar facilmente em tudo que lemos ou ouvimos.

É uma solução rápida? É bom demais para ser verdade? Essas indicações são bandeiras vermelhas e provavelmente não são válidas.

 

As ideias e sugestões acima são fornecidas apenas para fins educacionais gerais e não devem ser interpretadas como conselhos ou cuidados médicos. O conteúdo deste artigo não tem a intenção de fazer alegações de saúde ou nutrição sobre nossos produtos. Procure sempre o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física relacionada à saúde ou nutrição.

Texto escrito por pessoas apaixonadas a levarem um estilo de vida saudável e equilibrado através da nutrição e do exercício físico, com o objetivo de inspirar os outros a fazerem o mesmo.


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