Por que o céu ficou tão avermelhado em São Paulo?

de Dobro Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda em April 22, 2020
Na semana do dia 14 deste mês, fotos do céu de São Paulo inundaram as redes sociais. O motivo foi as cores vivas e avermelhadas que transformaram o fim de tarde dos moradores em um verdadeiro espetáculo. Totalmente deslumbrados e emocionados pela paisagem inesperada que surgiu, muitas pessoas ficaram curiosas querendo entender o porquê disso ter ocorrido. Nós da Dobro, também fomos atingidos por essa curiosidade, e por isso fomos atrás para desvendar esse mistério. 
                                                                  
Foto recebida de Julia Aoki
A meteorologista Joselia Pegorim, do Instituto Climatempo, contou para o público que realmente havia uma razão para o surgimento do acontecido. Durante a semana, havia uma grande camada de nuvens cobrindo o céu do estado de São Paulo, e isso impedia que os raios solares ultrapassassem a barreira, o que deixava os dias com uma coloração mais esbranquiçada. A partir do momento que o sol se deslocou com o tempo e foi se aproximando cada vez mais da linha do horizonte, no final do dia como sempre, os raios solares começaram a refletir na base das nuvens, ou seja, na parte de baixos delas. Apesar deste ciclo acontecer todos os dias, a questão foi, que desta vez, havia uma concentração muito maior e fora do normal, intensificando o fenômeno e deixando as cores mais fortes.
Os raios solares estavam inclinados e conseguindo atravessar uma camada maior da atmosfera, pois o sol já estava baixado no horizonte. Ao chegarem cada vez mais longe, foi possível atingir a camada de poluentes, causando refração da luz. Mesmo que a poluição tenha diminuído na cidade por conta da pandemia, ela não acabou totalmente e por isso ainda está presente no ar. Por incrível que pareça, essa interação permitiu a formação do fenômeno que pôde ser visto por todas as partes de São Paulo. 
No litoral norte de São Paulo, o show também foi apresentado para os habitantes. Veja a foto:
                                                               
Praia de Juquehy
Em meio ao caos que o mundo está vivendo, os tons avermelhados que iluminaram diversos lugares, impactaram de maneira positiva muitas pessoas que saíram correndo para as suas varandas para presenciar e registrar o momento único de observar uma paisagem sem igual. O pouco tempo de show que foi dado no céu de São Paulo, foi o bastante para esvaziar a mente por um minuto e admirar a vista que a natureza não oferecia fazia tempo. Não foram apenas fotos, alguns bateram palmas, outros já começaram a questionar quando seria o próximo, e teve aqueles que ainda aproveitaram a oportunidade para agradecer. Portanto, é inegável que fenômenos como estes são importantes para trazer uma pausa e boas vibrações para uma sociedade que sempre está na correria.
Fonte: Veja
           R7 Notícias 
DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer