Precisamos falar sobre desperdício!

Precisamos falar sobre desperdício!

2 minutos de leitura
VOCÊ DEIXA "RESTO DE COMIDA" NO PRATO? 

1 - Essa expressão acredito ser uma das mais tristes de nosso vocabulário. Chamar comida de "resto", em som pejorativo, é diminuir a capacidade de empatia e visão ao próximo. Estes, no caso, são milhares de pessoas que passam fome e não possuem nenhum "resto de comida" para se alimentar. 

2 - Desperdiçar não é apenas deixar comida no prato. Devemos abrir o olho à toda cadeia alimentar para medir esse desperdício. As frutas e legumes que encontramos nas gôndolas e feiras, são selecionadas e - infelizmente - passam por um filtro de "beleza". O que fazemos com as que não passam nesse filtro e não são selecionadas? Lixo! Porém, felizmente, há iniciativas e até selos que prezam pela comercialização de verduras e frutas imperfeitas.  

"Cerca de 10% de toda a produção de frutas e legumes nasce fora dos padrões estéticos exigidos pelo varejo, muito grande, muito pequena, com imperfeição no formato, ou na cor. Por esses motivos, acabam sendo descartados." - Fruta Imperfeita. Fotos abaixo.

3 - Toda a cadeia deve ser utilizada. O que fazemos com as cascas dos alimentos? O que fazemos quando cortamos uma fruta? Qualquer quantidade de um alimento que é jogado fora é desperdício. Para melhorarmos nossa relação entre produção x consumo, 3 rápidos lembretes: 

  • Reduza o desperdício no consumo - sirva-se em pequenas porções para evitar que "sobre" comida no prato. Não coma com os "olhos". Fartura é diferente de excesso. Agradeça toda vez que for se alimentar. 
  • Use para compostagem - grande parte dos alimentos podem virar adubo para as plantas. Você sabia que borra de café é rica em nitrogênio e faz a alegria das minhocas? Espalhe por cima da terra que ela combaterá fungos, formigas e outros organismos que danificam as plantas. 
  • Doe o excesso de alimentos - doe ou congele os alimentos para refeições futuras. Congelamos para poder prolongar a validade da comida. Não deixe as frutas estragarem, congele antes e depois bata no liquidificador para fazer um shake cafeinado
    • 200ml de leite de sua preferência;
    • 1 banana congelada;
    • 2 colheres de aveia; 
    • 1 barra energética Canela Mooca;
    • 1 pitada de canela.
      • Hmmmmmmmmmm!

A dobro, investe e incentiva sempre o consumo consciente. Temos a inovação, tecnologia e nutrição como pilares da empresa. Dessa forma, toda nossa energia é concentrada na busca da sustentabilidade e do não desperdício. Assim, conseguimos minimizar alguns desperdícios - e ir em busca de outros.

Em especial, os grãos de café:

Em uma produção de café, encontra-se os grãos vermelhos, que são torrados e moídos, e consequentemente usados como principal atributo cafeinado de nossa barra energética.

Os grãos verdes, que normalmente são muito usados na Indústria Farmacêutica, não eram comercializados. Neste caso, as lavouras costumavam desperdiçar esses grãos, mas em uma iniciativa, percebemos que poderíamos utilizar esse café verde e extrair sua substância. Este extrato é utilizado como principal atributo cafeinado da barra, já que o extrato do café verde é rico em ácido clorogênico.

4 - 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada.

Organizações das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO)

As médias mais altas de desperdício correspondem a hortaliças, frutas, raízes e tubérculos; depois pescados, e depois carnes e produtos lácteos, segundo dados do Programa Mundial de Alimentos.

5 - 40 mil toneladas de alimentos desperdiçados por dia no Brasil.

World Resources Institute (WRI) Brasil

De acordo com Gustavo Porpino, que é técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e coordenador do projeto Sem Desperdício, em geral, nos países em desenvolvimento, o problema está muito situado no início da cadeia, nas fases de produção de alimentos e pós-colheita, e também no escoamento da safra devido a problemas de infraestrutura. Embora o Brasil também enfrente esses problemas, o hábito de consumo das famílias se assemelha mais ao dos países ricos - repleto de abundâncias e fartura, causando ainda mais desperdício.

 

As ideias e sugestões acima são fornecidas apenas para fins educacionais gerais e não devem ser interpretadas como conselhos ou cuidados médicos. O conteúdo deste artigo não tem a intenção de fazer alegações de saúde ou nutrição sobre nossos produtos. Procure sempre o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física relacionada à saúde ou nutrição.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados