Mitos e verdades sobre nutrição

Mitos e verdades sobre nutrição

A verdade é o seguinte: todos nós queremos consumir produtos mais nutritivos, mas é difícil escolher quando há muitas informações. 

As ideias e sugestões abaixo são fornecidas apenas para fins educacionais gerais e não devem ser interpretadas como conselhos ou cuidados médicos. Procure sempre o conselho de um médico ou outro profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer atividade física ou de saúde e nutrição.

 

O acesso a informação está ao nosso alcance, então é comum lermos notícias, artigos e até mesmo publicações de nutricionistas nas mídias sociais sobre alimentação. 


Acreditamos que todos queiram que a alimentação seja aliada e nos ajude a sermos mais saudáveis, porém é confuso quando há diversos produtos por aí. Você não está sozinho e estamos aqui para esclarecer alguns pontos! 


Espero que a sua maior lição deste artigo seja pensar criticamente sobre onde você obtém informações nutricionais antes de fazer qualquer mudança na dieta.


CARBOIDRATOS NÃO SÃO VILÕES. NEM RUINS. 

Quando falamos de emagrecimento ou “dieta”, o primeiro pensamento para muitas pessoas é cortar todos os carboidratos. Por mais fácil que seja decidir eliminar um grupo de alimentos ou um nutriente, é preciso olhar para o seu estilo de vida antes.


Carboidratos - como todos os outros macro nutrientes - não são o problema. O problema é sobre o tipo, quantidade, frequência e ocasião de consumo. Infelizmente, as fontes mais nutritivas de carboidratos (frutas, verduras, grãos integrais) que fazem parte de uma dieta balanceada são agrupadas na mesma conversa de “carboidratos do mal”, como doces e sobremesas, que são feitos para serem consumidos apenas de vez em quando. É por isso que é importante entender os diferentes tipos de carboidratos e seus efeitos em nossos corpos.


Alguns mitos e verdades sobre o que pensamos sobre alimentação.

Mito: Os carboidratos são ruins para você.

Verdade: Os carboidratos são a fonte preferida de energia do corpo.

Nem todos os carboidratos são iguais. Existem certas fontes (biscoitos, doces) que fornecem pouco valor nutricional e fornecem grandes quantidades de açúcares adicionados. Por outro lado, os carboidratos de boa qualidade são de rápida absorção, ricos em nutrientes e energia. Por isso que lançamos as barras energéticas, pois é um ótimo lanche fornecendo carboidratos complexos e simples.


Mito: A única maneira de emagrecer é com uma dieta baixa em carboidratos.

Verdade: Se você consome continuamente mais calorias (de carboidratos, gorduras ou proteínas) do que seu corpo precisa, provavelmente ganhará peso.

Assim, para emagrecer, você deve equilibrar o que consome com as calorias que queima com os exercícios. Se caso sua meta seja emagrecer, você provavelmente deve consumir menos calorias e fazer mais exercícios (consulte um profissional para ver qual a melhor forma para você). 


Mito: A fruta é ruim porque é rica em açúcar.

Verdade: A fruta contém açúcares naturais e é rica em fibras, nutrientes vegetais, vitaminas e minerais. Isto é ótimo!

A base das barras energéticas são tâmaras, rica em fibras, potássio e possui propriedades altamente energéticas, por possuirem açúcares naturais, como glicose, sacarose e frutose. Recentemente, em uma partida que durou cerca de quatro horas, Novak Djokovic, tenista número 1 do Ranking, comeu tâmaras nos intervalos da partida. 


Mito: Você tem que comer a cada duas ou três horas.

Verdade: Somos todos diferentes - metabolismo, idade, sexo, massa muscular, preferência, prioridades, objetivos (eu poderia listar muitas coisas aqui). O que funciona para mim pode não funcionar para você.

  • Antes de pensar que um plano de baixo consumo de carboidratos é a única saída, tente comer mais alimentos ricos em nutrientes - aqueles com frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas e gorduras nutritivas.
  • Concentre-se na quantidade ideal das porções para você, de acordo com seu nutricionista.
  • Beba mais água.
  • Limite o excesso de calorias de álcool e sobremesas.
  • Mova seu corpo na maioria dos dias da semana.

Mais importante ainda, tenha um relacionamento saudável com os alimentos e ame seu corpo!


1 comentário

  • Carlos

    Eu vi o djoko comendo nesse jogo fera! Foi contra o federer!! TOP TOP! Produto foda de vocês!

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